Na hora de escolher a iluminação de um ambiente, muita gente se depara com a seguinte dúvida: devo optar por uma luz mais quente ou mais fria?
A temperatura de uma lâmpada, nesse caso, refere-se apenas à cor, não tendo nenhuma relevância no aumento do consumo de energia ou na temperatura que ela emite ao seu redor, afinal as lâmpadas de LED atuais não esquentam como as halógenas ou as incandescentes.
Sabendo disso, antes de decidir, é necessário ter em mente qual o ambiente e a finalidade dele. Isso porque cada tipo de temperatura de cor na iluminação transmite sensações e mensagens diferentes, podendo influenciar, e muito, a percepção de terceiros em relação ao lugar.
A seguir, vamos detalhar as diferenças entre as temperaturas de cor e o seus usos adequados.
Diferença entre as temperaturas de cor e como usar cada uma
Existem três tipos diferentes de temperaturas para cor em lâmpadas: quente, neutra ou fria, todas medidas na unidade Kelvin (K).
As lâmpadas de temperatura quente (até 3500K) irradiam uma luz de tons mais amarelados. Esse tipo de iluminação transmite sensações de aconchego e relaxamento, ideais para momentos agradáveis, prazerosos e que não exigem atenção. Restaurantes de alta gastronomia e livrarias, por exemplo, costumam optar por esse tipo de iluminação, pois ela induz a permanência prolongada e estimula momentos de conforto e sociabilidade, aumentando o tempo médio de estada nesses ambientes.
Em uma residência, essa luz precisa ser priorizada em cômodos com esse mesmo intuito, como quartos, salas de leitura, salas de estar e jantar, jardins e até mesmo em banheiros, como luz principal para banhos relaxantes.
Já as lâmpadas de temperatura neutra (de 3500K à 5500K) são as que emanam uma luz mais próxima à luz natural do dia. Por produzirem uma luz mais parecida com a que o organismo humano entende como ideal, esse tipo de iluminação costuma ser utilizada em ambientes que requerem certo nível de atenção e cuidado aos detalhes, mas sem comprometer a naturalidade da ambientação, permitindo, assim, um bom nível de conforto.
Lâmpadas de cor neutra, em uma residência, são geralmente utilizadas em cozinhas e como iluminação complementar de lavabos e banheiros. Em ambiente comercial, são prioridade em recepção de consultórios médicos, por exemplo.
As lâmpadas de temperatura fria (a partir de 5500K) produzem uma luz energizante, de tons esbranquiçados e azulados, que gera um certo grau de desconforto e induz um estado maior de alerta e atenção. É comum, por exemplo, ver esse tipo de luz instalada em restaurantes de fast-food em que a intenção é propiciar um ambiente de permanência transitória, ou seja, em locais em que um êxodo mais rápido de clientes é fomentado e a alta rotatividade de pessoas que passam pelo restaurante é esperado.
A iluminação de temperatura fria não é recomendada em residências, mas sim em contextos comerciais e em locais que inspiram atenção, como hospitais, escritórios, laboratórios, farmácias e academias.
Entender as diferenças entre as temperaturas de cor e os seus usos pode ser a chave para acertar em cheio na decoração, bem como para estimular as sensações certas e impactar diversos aspectos da vida, como humor, produtividade e até mesmo a qualidade do sono. Agora que você já conheceu bem essa parte, não erre mais na escolha da sua lâmpada e conte sempre com a Lumen Star para mais dicas sobre iluminação.