Lumen Star

Iluminação é assunto sério. Como já abordamos algumas vezes neste blog, ela pode ter uma influência profunda nos mais diversos aspectos do cotidiano, como sono, produtividade, humor e a qualidade de vida em geral.

É por isso que é preciso estar muito atento na hora de compor a iluminação de um ambiente, fugindo de armadilhas escondidas que podem ser bastante prejudiciais. Se uma má iluminação já é prejudicial em qualquer ambiente, é em casa que seus efeitos podem ser mais nocivos e, portanto, onde deve-se ter ainda mais atenção na hora de escolhê-la.

Abaixo, listamos 5 erros para serem evitados na iluminação da sua casa.

Errar a temperatura de cor da luz

Um erro básico, mas que muitos cometem, capaz de dar muita dor de cabeça – às vezes literalmente!

Como já falado extensivamente aqui no blog, existem 3 tipos de temperaturas de cor: quente, neutra ou fria, cada uma com funções e características diferentes entre si.

Conforme tratado de maneira mais profunda neste artigo sobre o tema que você pode ler clicando AQUI, a luz de cor quente produz sensações de conforto, relaxamento e prazer, portanto precisa ser usada em ambientes orientados para estes fins, como quartos e salas de leitura.

A cor neutra irradia uma luz de cor mais próxima à natural emitida pelo sol e são ideais para ambientes que requerem boas doses de equilíbrio entre o conforto e a atenção, como banheiros e lavabos.

Já a luz de cor fria inspira sentimentos de cautela e alerta, portanto seu uso não é tão indicado para casa, apenas em lugares em que foco e atenção são necessários, como a cozinha.

Excesso (ou falta) de iluminação

Já entrou em algum ambiente dentro de uma casa e se sentiu sufocado, sem nem mesmo saber o porquê? A explicação pode estar na iluminação – ou no excesso dela.

A abundância de produtos de iluminação em um mesmo ambiente, muitas vezes de maneira conflitante, ajudam a criar um mal estar desnecessário que poderia ser evitado com menos trabalho do que o aplicado para instalar tantas peças.

Da mesma forma, a ausência de pontos de iluminação em um ambiente também pode causar um desconforto grande, deixando o lugar demasiadamente escuro. Para evitar essas duas situações, provenientes do mesmo erro, preste atenção na próxima dica!

Não investir em iluminação secundária

Para evitar a sensação de falta de luz em um espaço na casa, é preciso investir em mais do que apenas um foco de iluminação. É preciso apostar sem medo em pontos de iluminação secundárias, que dêem suporte à primária. Mas cuidado, porque se isso não for feito de forma correta poderá acarretar no já citado problema do excesso de luz, algo que é extremamente desaconselhável.

Para não errar de maneira alguma, sempre recomendamos que seja feito um projeto luminotécnico sob medida. Para isso você pode contar com a Lumen Star, que possui uma longa experiência nesse tipo de serviço. Você pode fazer um orçamento sem compromisso clicando AQUI.

Escolher uma luminária de tamanho errado

Ok, digamos que você viu um lustre lindo e quer porque quer ele na sua sala, mesmo que ele não tenha as dimensões certas para harmonizar com o cômodo. Você compra ele assim mesmo e instala, afinal a beleza dele vai ofuscar qualquer outro defeito e, de qualquer maneira, as pessoas vão se acostumar ao seu tamanho, certo?

Errado! Um dos maiores equívocos que se pode cometer, escolher uma peça de iluminação decorativa de tamanho errado é um pecado tanto ornamental quanto luminotécnico. Além de deixar o ambiente abarrotado ou com espaço sobrando em excesso, o que prejudica a aparência do lugar, a luz emitida por ela será ou exagerada ou escassa.

Usar pendentes em locais de passagem

Imagine que você está passando por um corredor e – BAM – você bate a sua cabeça com tudo. Esse cenário imaginário poderia muito bem ser verdade, como já é em muitos casos nos quais um pendente é instalado em um local de passagem.

Colocar um pendente em um local de trânsito de pessoas pode ser uma fonte de problemas, já que muito provavelmente ele irá atrapalhar a circulação e poderá causar acidentes. Instale pendentes sobre móveis, principalmente mesas e bancadas. Isso irá dar destaque à decoração e evitará possíveis inconvenientes.

A iluminação de um ambiente pode ser a linha tênue que separa um espaço agradável de um desagrádavel, por isso é de extrema importância prestar a devida atenção nesta etapa da decoração. Muito embora essa parte seja subestimada por alguns na hora de projetar um ambiente, sendo preterida em favor de outras questões, é vital que se faça uma curadoria voltada especificamente para ela.

Se você não sabe como fazer isso ou por onde começar, estamos sempre disponíveis para prestar consultoria e indicar produtos de qualidade por aqui. Na dúvida, é só chamar!

Conte sempre com a Lumen Star para mais dicas de iluminação e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *